quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tudo sobre aspiração...


Olá pessoal,hoje vou falar um pouco sobre aspiração,pois vi que muitas pessoas tem duvidas,querem saber o que é exatamente,o porque tenho que fazer,outras até tem medo,fecham os olhos para não ver eu aspirando a Karine.Então para todos entenderem direitinho fiz um resumindo de algumas pesquisa e juntei com tudo que já sei.

Aspiração melhora a respiração
Algumas patologias provocam a retenção de secreções nas vias respiratórias (faringe, traqueia ou brônquios), já que os doentes não conseguem eliminá-las de forma activa através da tosse e da expectoração. Nestes casos, devem ser eliminadas de forma artificial mediante sistemas de sucção ou aspiração.

O que é a aspiração de secreções?

A aspiração de secreções consiste na eliminação das mucosidades respiratórias retidas, através de um equipamento aspirador especialmente desenhado para isso. Por meio da eliminação das secreções produzidas consegue-se manter a permeabilidade das vias respiratórias para favorecer o intercâmbio gasoso pulmonar e evitar pneumonias causadas pela acumulação de mucosidade. Uma aspiração óptima de secreções é de vital importância.

A utilização domiciliária da aspiração de secreções permite muitas vezes evitar internamentos hospitalares derivados das obstruções produzidas pela acumulação de mucosidade, com o qual se consegue uma melhoria significativa da qualidade de vida do doente.

Que tipo de doentes podem necessitar de aspiração?

Diversos tipos de doentes respiratórios e otorrinolaringológicos podem beneficiar-se da aspiração:

Doentes traqueostomizados
Doentes neurológicos
Doentes com transtornos neuromusculares
Doentes que necessitam de uma hidratação específica
Doentes incapacitados ou inconscientes
Doentes com patologias otorrinolaringológicas
Doentes com secreções especialmente abundantes e espessas; por exemplo, no caso de edema pulmonar ou fibrose quística

Quais são as precauções a tomar ao realizar uma aspiração?

Dever-se ter em conta sempre que a aspiração em si é uma técnica agressiva. Portanto, são necessárias algumas precauções ao realizá-la: estar calmo, hiperventilar previamente para evitar a hipoxia, aplicá-la em tempos curtos de aspiração, utilizar técnicas assépticas, etc.

O que fazer com as secreções aspiradas?

Os aspiradores de secreções integram garrafas receptoras especialmente desenhadas para evitar a contaminação do ambiente do doente com as secreções recolhidas. As garrafas podem ser reutilizáveis, em cujo caso são muito fáceis de lavar, mas há uma tendência cada vez maior de uso de garrafas descartáveis, que garantem ao máximo a higiene na realização da aspiração.

As secreções recolhidas podem ser eliminadas na sanita, desinfectando-as previamente, durante 20 minutos, com um pouco de lixívia no caso de risco de infecção. A higiene posterior do vaso receptor é importante: deve ser lavado e desinfectado sempre depois de cada uso.

O equipamento de aspiração pode ser utilizado fora de casa?

Alguns equipamentos de aspiração dispõem de baterias de até 45 minutos de duração, o que permite varias aspirações sem necessidade de acesso a uma fonte de alimentação eléctrica.Mas não encontrei nenhum aqui Brasil,mas achei uma solução um aspirador manual;importado é claro,mas muito bom,fácil de carregar,e super útil.

A aspiração é incómoda?

Os equipamentos de aspiração dispõem de reguladores da pressão de vácuo, que permitem ajustar a força de sucção à sensibilidade do doente, evitando qualquer tipo de desconforto.




Aspirador de Secreção Manual RES-Q-VAC

Tipo revólver, não elétrico, com frasco coletor com capacidade de 240 ml, possibilita ser submetido a processos de esterilização com a bomba do aspirador reutilizável, permitindo sucção através de tubo endotraqueal.
Composto por: 1(uma) bomba de sucção tipo revólver, 1 (um) frasco de coleta com cânula adulto e 1(um) frasco de coleta com cânula
Onde comprar
Labordidatica Medical
Rua Dr. Rodrigo, 70 - 1º Andar
Liberdade
São Paulo
01501-010
Brasil
(11) 3116.0440
(11) 3106.6869

Klosmed
(51)33982122


Aspirador de secreção elétrico

• Equipamento destinado para aspiração de secreções.
• Portátil, leve, silencioso e econômico, este equipamento é de fácil manuseio, limpeza e higienização, destinado para o uso domiciliar.
• Possuí versão 110/220V com consumo de energia estimado em 60W.
• Capacidade de recipiente de 1,3 L.
• Medidas: C31cm x L12cm x A22cm.
• Peso aproximado: 2 kg
Pode ser comprado em qualquer loja de produtos hospitalares é fácil de se emcontrar

6 comentários:

  1. Oi o meu irmão é traqueostomizado e faz aspiração de secreções tbm. Já me acostumei!

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE

    FLAVIA

    GOSTARIA DE AGRADECER PELA INDICAÇÃO DE COMPRA DO ASPIRADOR DE SECREÇÃO, HOJE CONTAMOS TANTO COM O PORTÁTIL COMO O ELÉTRICO, ESTAMOS A DISPOSIÇÃO DE QUALQUER ESCLARECIMENTO SOBRE ESTES PRODUTOS E DE NOSSA LISTA DE MATERIAL HOSPITALAR.

    MUITA SAUDE E SUCESSO A TODA SUA FAMILIA!!
    FIQUEM COM DEUS!!

    KLOSMED PRODUTOS HOSPITALARES
    RUA FERNANDO CORTEZ, 536
    WWW.KLOSMED.COM.BR
    VENDAS@KLOSMED.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. Olá, Flávia! Que bom que encontrei seu blog, adorei! Meu filho tem um ano e meio e usa traqueo há quase um ano. Ele é prematuro de 25 semanas e precisou colocar por causa de uma estonose na glote, agora ele está bem e desenvolvendo bastante graças a Deus. Preciso que você me diga por favor se esse aspirador manual é eficiente, se funciona bem e aspira toda a secreção, porque quero comprar um mas devido o preço gostaria de ter uma idéia, sabe?! Abraços, Andréa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu nome é Isabel e estou tb muito querendo comprar esse aspirador manual pro meu filho, ate mesmo pra poder sair e viajar com ele. Gostaria muito de saber tb se é realmente funcional?
      por favor quem tiver ja comprado ou testado que me informe por favor!

      Excluir
  4. BOA TARDE, AGRADECEMOS A INDICAÇÃO DO ASPIRADOR DE SECREÇÃO RES-Q-VAC. ESTAMOS SEMPRE A DISPOSIÇÃO.

    LABORDIDATICA MEDICAL LTDA.

    ResponderExcluir
  5. obrigado....meu filho não está traqueomizado, mas tem uma bronquite cronica que fecha todas suas vias respiratorias,percebi que no hospital quando aspiravam ele melhorava muito...estava pensando em comprar um aparelho desse.....acho que vai ser de grande ajuda.....boa sorte paz.....

    ResponderExcluir