segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tecnica Medek

Medek

Método Cuevas Medek Exercises

O Método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abordagem utilizada em fisioterapia pediátrica baseada em exercícios dinâmicos desafiadores, que são aplicados manualmente em crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento motor.

O conceito da terapia CME foi criado pelo fisioterapeuta Ramón Cuevas há mais de 30 anos .O Método CME pode ser utilizado em casos de atraso no desenvolvimento motor causado por síndromes genéticas, paralisia cerebral; hipotonia e atraso motor causado por quadro não-degenerativo.


1) O que é CME?
O método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma intervenção fisioterapêutica utilizada para o desenvolvimento da habilidade motora no bebê e na criança. O método consiste na aplicação de exercícios desafiadores, com gradual apoio distal e exposição à força da gravidade.

2) Quem inventou esse método?
Foi criado pelo fisioterapeuta chileno Ramon Cuevas, à partir de 1972. A pergunta inicial de Ramon foi “como provocar resposta motora automática na criança? “. Foi daí que através de muitos estudos e prática, Ramon conseguiu desenvolver uma terapia bastante diferenciada, buscando o apoio distal (através do apoio em quadril e membros inferiores) e exposição gradual da crianca à força da gravidade. Atualmente, Ramon Cuevas ministra cursos nos EUA, Canadá, Europa e há dois anos no Brasil (organizados pelas fisioterapeutas Cláudia Akemi Yamauti e Renata Marques, precursoras do método no Brasil).

3) O que significa MEDEK?
A palavra MEDEK pode ser traduzida por “método dinâmico de estimulação cinética” e é exatamente essa a proposta do CME. Estimular e desafiar a criança em cada exercício, permitindo o aparecimento de respostas automáticas. Essas repostas são pré-programadas a ocorrerem mesmo no cérebro imaturo.

4) Quais pacientes podem se beneficiar com o método CME?
Bebês à partir de 3 meses com as seguintes condições: Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Quadros de hipotonia, Prematuros, Síndromes Genéticas ou Atraso Motor com ou sem alteração neurológica.

5) Para qual fase do desenvolvimento o CME pode ser utilizado?
Os exercícios vão desde controle cervical até a marcha independente. É importante ressaltar que através do material exclusivo do método (kit de caixas) é possível trabalhar inclusive o equilíbrio em bípede, pois é muito importante além de andar, a criança conseguir subir uma escada ou uma rampa.

6) Como avaliar se meu filho precisa realizar fisioterapia?
O CME possui uma avaliação própria, composta de 41 itens, abrangendo todas as fases do desenvolvimento motor. Essa avaliação é realizada na primeira terapia e é um formidável instrumento de detecção de possíveis disfunções motoras e auxiliar no direcionamento terapêutico. A avaliação também é indispensável como parâmetro de comparação para verificarmos se a terapia está sendo eficaz para a criança.

7) Qual o material do método?
O método utiliza um tablado diferenciado, com medidas personalizadas de acordo com o terapeuta que estará aplicando o método. Isso ajuda na alavanca do movimento, tornando os exercícios mais precisos e seguros de serem realizados.
O conjunto de caixas de madeira é um diferencial bastante interessante. Através de formatos e tamanhos distintos de caixas de madeira é possível montar centenas de situações diferentes na terapia, como: rampa, escada, podium, ponte, prancha de equilíbrio, barra estreita…

8 ) O que é o programa domiciliar?
Os pais participam ativamente no processo do desenvolvimento motor do filho. Através de treinamento durante a terapia, registro por fotografia e filmagem, os pais aprendem a realizar alguns exercícios com o filho, assim os ganhos da terapia podem ser potencializados através da repetição diária em casa (quando possível).

Está é a técnica que gostaria que estivesse em todas as cidades brasileiras,principalmente aqui em Porto Alegre.


Fonte:Nutie(Nucléo terapêutico e inclusão escolar)

6 comentários:

  1. Nossa eu vi esse metodo no RIo de Janeiro e amei.. Todo mundo que faz ama. As crianças respondem muito bem. Quero que minha filha faça tambem.. bjs Lili e lala

    ResponderExcluir
  2. Sou fisioterapeuta e acabei de fazer o primeiro curso com Ramon, estou maravilhada com os resultados... e fico feliz em ver que os pais estão gostando da técnica, dá uma imensa vontade de trabalhar somente com Medek, vemos realmente um resultado significante.

    ResponderExcluir
  3. minha filha esta fazendo medek com,a,renata marques,estou adorando a,renata,é um amor e otima,profissional

    ResponderExcluir
  4. Sou mãe de uma criança muito especial o Otavio, e ele faz terapia com um anjo chamado Renata Marques. Estou muito feliz com os resultado.

    Um grande abraço a todas as mães "especiais"

    ResponderExcluir
  5. Também sou mãe de uma linda criança especial. Faz tempo que busco alguma alternativa de tratamento para a Isabela, minha filha. Encontrei pela Internet uma profissional fisioterapeuta que vem nos ajudando muito como o Medek, a Dra. Fernanda Davi.Obrigada por ser esta pessoa atenciosa e carinhosa. São profissionais como você que nos fazem caminhar sempre para frente. Nosso obrigado...

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Gabriela Ramires, sou fisioterapeuta e utilizo o CME para o tratamento dos meus pacientes! Moro em Porto Alegre. Caso tenham interesse, é só me mandar um email gabiramires19@gmail.com ou entrar na minha página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Fisioterapeuta-Gabriela-Ramires/145851245580349?ref=hl

    beijos

    ResponderExcluir