segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Gastrostomia Endoscópica Percutânea (GEP) ,cirurgia que foi feita na Karine....

O que é GEP? GEP significa Gastrostomia Endoscópica Percutânea um procedimento através do qual um tubo flexível é inserido através da parede abdominal e dentro do estômago. Esse tubo permite nutrição, fluídos e/ou medicamentos a serem inseridos diretamente dentro do estômago, evitando que passe pela boca e esôfago. Este texto lhe dará uma compreensão básica do procedimento – como é realizado, como pode ajudar e quais efeitos colaterais que pode causar. Poderá não responder todas as perguntas, na medida em que muito depende do paciente e do julgamento profissional do médico. Por favor, questione o seu médico sobre qualquer coisa que você não entenda.

 Como o GEP é realizado? Seu médico irá usar um tubo iluminado flexível chamado de endoscópio para guiar a criação de uma pequena abertura através da pele do abdômen e diretamente dentro do estômago. Este procedimento permite ao médico colocar e prender um tubo de alimentação dentro do estômago. Pacientes geralmente recebem um sedativo leve, anestesia local e antibiótico que é dado na veia anteriormente ao procedimento. O paciente geralmente pode ir pra casa no dia do procedimento ou no dia seguinte.

Quem pode se beneficiar da GEP? Pacientes que tem dificuldade de engolir, problemas com apetite ou a incapacidade de receber nutrição suficiente através da boca podem se beneficiar deste procedimento.

Como eu devo cuidar do tubo da GEP? Um curativo é colocado no local da GEP depois do procedimento. Este curativo é geralmente removido após um dia ou dois. Após isso você deve limpar o local uma vez ao dia com sabão diluído em água; mantenha o local seco entre as limpezas. Nenhum curativo especial ou cobertura é necessário.

O que devo fazer após o procedimento? O paciente deverá retornar para sua acomodação de origem após recuperação anestésica. O jejum deve ser mantido por 06 horas. Hidratação e aporte calórico serão fornecidos por soluções intravenosas. Caso haja extravasamento de suco gástrico, secreções ou acúmulo de resíduos no orifício da gastrostomia, comunique a equipe da Procto Gastro. Após 06 horas de observação, será liberada dieta pelo tubo de alimentação e na, ausência de intercorrências, alta do período de observação. As orientações sobre manuseio e cuidados com o tubo de gastrostomia e seus acessórios e sobre alimentação por gastrostomia serão prestadas pela equipe de nutrologia que está acompanhando o paciente. A tração acidental ou intencional da sonda por parte do paciente deve ser evitada, particularmente nas primeiras quatro semanas após a inserção do gastrostoma, pois pode levar ao extravasamento de secreção gástrica e/ou dieta para a cavidade abdominal, peritonite e necessidade de cirurgia. Se ocorrem dúvidas e/ou intercorrências após a alta da Procto Gastro, entrar em contato com seu médico.

Como a alimentação é dada? E eu ainda posso comer e beber? Suplementos nutricionais líquidos são dados através do tubo da GEP usando uma seringa grande, um conta-gotas de gravidade usando um tubo conectado a uma bolsa plástica pendurada ou uma bomba mecânica. Seu médico lhe dará instruções completas e demonstrações. A GEP não impede o paciente de comer ou beber, mas, seu médico e você podem decidir limitar comer e beber dependendo de condições médicas associadas.

Decorrem complicações da implantação da GEP? Complicações podem ocorrer com a implantação da GEP. Possíveis complicações incluem dor no local da GEP, vazamento do conteúdo do estômago em volta do local do tubo, infecção no local da GEP, aspiração (inalação do conteúdo gástrico pra dentro dos pulmões), sangramento e perfuração (um furo indesejado na parede do intestino). Seu médico pode descrever para você sintomas que podem indicar possíveis complicações.

Quanto tempo estes tubos duram? Como eles são removidos? Os tubos da GEP podem durar por meses ou anos. Entretanto, por eles poderem quebrar ou ficarem obstruídos por grandes períodos de tempo, eles podem ter que ser substituídos. Seu médico pode facilmente remover ou substituir o tubo sem sedativo ou anestesia, porém seu médico pode optar por usar sedação e endoscopia em alguns casos. Seu médico vai puxar o tubo para fora usando tração firme e vai ou inserir um novo tubo ou deixar a abertura fechar se a substituição não for necessária. O local da GEP fecha rapidamente uma vez que o tubo for removido, logo o deslocamento acidental requer atenção imediata.

2 comentários:

  1. Minha filha também fez gastrotomia a 6 meses e já ganhou 9 quilos, hj agradeço a deus por ter nos iluminado a dizer sim, pois sua vida hoje tem mais qualidade!!! A gastrotomia ressuscita!!! Queria te convidar a contar sua experiência com a gastrotomia sua reação ao ter que decidi pela cirurgia, estou criando um blog para ajudar mães que passaram pelo mesmo que nós passamos e precisam de um exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Olá sou mãe da Laura de 1 ano e 8 meses. Ela tem síndrome de Down e de West, precisa fazer gastrostomia também. O pneumologista indicou a gastro endoscópica, por ser um procedimento mais simples. Entretanto, o hospital não quer comprar a sonda para inserção, porque alega que não há fornecedores que possuam cadastro na ANVISA, uma vez que a sonda peg é um produto importado. Você poderia me dizer em que lugar a karine fez a gastro?Ou ainda em alguma importadora onde eu possa tentar encontrar a sonda? O médico quer que a sonda seja da marca COOK ou AGES. Aguardarei um retorno e desde já a parabenizo pelo blog e agradeço pelo compartilhamento das informações.
    um abraço

    ResponderExcluir