quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fadem-Estimulação Precoce





Olá pessoal,vou contar do nosso andamento na fadem.Bom estamos indo bem, desde outubro quando começamos,aprendemos muito.Além da fisioterapeuta Marisa fazer a estimulação nos horários de atendimento da Karine,todas quartas e sextas,ela também nos ensina a fazer alguns exercicios em casa e também como lidar com situações mais comum do nosso dia-dia.Como o banho,o que fazer para proporcionar a Karine melhor segurança,e também organizar sua postura,o pegar,o trocar de fraldas,detalhes pequenos que fazem a diferença para ela,ensinar ela a brincar;tem sido ótimo para nós.Também porque apartir dali sentimos que era a hora de começar a incluir ela na sociedade.Começamos a sair mais com ela,a se adaptar com as limitações,levar em lugares com bastante pessoas e a nos acostumar com as perguntas frequentes,de todos os tipos,algumas um pouco desagradavéis mas...Os olhares curiosos,ja não nos encomodam mais,o que ainda me encomoda um pouquinho é quando falam há coitadinha,detesto isso.Ela não é coitada é uma lutadora,uma guerreira.
Sobre a estimulação precoce: O tratamento é possível porque se pressupõe a existência da plasticidade neural (a possibilidade de áreas neronais vizinhas assumirem a função relativa a área lesada, mediante um processo de estimulação). Esse atendimento deve ser iniciado logo após esse bebê seja diagnosticado como portador de atraso no desenvolvimento, a fim de prevenir, minimizar e tratar déficits neuropsicomotores e cognitivos, visando sempre à funcionalidade.
O bebê então é avaliado por equipe multiprofissional, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e professor da educação precoce, que irão realizar o atendimento por estimulação precoce e orientar à família quanto aos cuidados com o bebê, que são indispensáveis para o bom andamento do trabalho já que o bebê passa a maior parte do tempo com a família.
A estimulação precoce consiste em uma série de exercícios para desenvolver as capacidades da criança de acordo com a fase do desenvolvimento em que ela se encontra. É importante que as atividades da estimulação sejam agradáveis tanto para os pais quanto para as crianças, pois desta forma estão dando carinho e atenção e criando um ambiente propício à estimulação.
Não se trata de obriga-la e menos ainda de “superestimular”, o objetivo é favorecer o desabrochar, adaptando ao ritmo e personalidade da criança, deixando-a a vontade com seu próprio corpo. Essa forma de manusear é fundamental, não custa dinheiro, talvez só um pouco de tempo. Porém obriga-nos a uma grande mudança em nossos atos e comportamentos da vida cotidiana: o modo de carregar, de trocar, de dar-lhe banho, comida, de brincar com ela... É necessário aproveitar todas essas situações. Onde serão estimulados as percepções sensoriais, os movimentos normais, o rolar, o sentar, o engatinhar, a marcha, a comunicação, a socialização e a capacidade de raciocínio.
Eis porque não basta amar e alimentar uma criança... É preciso compreender e saber que suas atividades motoras contribuem para o desenvolvimento do cérebro e são indispensáveis à organização do sistema nervoso. Qualquer coisa pode ser um estímulo: brinquedos coloridos, músicas, conversas ou o próprio movimento de casa, o importante é saber adequá-los a cada idade.

2 comentários:

  1. Olá, olá

    Esta é a grande lição que temos de aprender com os nossos meninos: lutar por eles, como eles lutam todos os dias...

    Os olhares e os comentários já me incomodaram mais. Tento não dar importância, o que nem sempre é fácil mas, em relação ao coitadinho, aí já não me calo e respondo à letra: "Ele não se chama coitadinho, chama-se Afonso e é uma menino muito feliz!"

    O Afonsinho é um caso muito grave, desde muito cedo, começou com 13 dias, que faz intervenção precoce.

    Sempre lhe tentámos proporcionar todas as experiências, obviamente, adequadas à sua idade. Está habituado a ir ao parque, à praia, à piscina, a restaurantes. Já foi ao teatro, cinema, concertos, espectáculos...

    Tudo o que não consegue fazer sozinho, porque tem grandes limitações motoras, fazemos com ele, não é por não andar que deixa de jogar à bola, por exemplo.

    O mais importante é estimulá-los, dar a conhecer novas experiências, potenciar ao máximo todas as suas capacidades, para que se sintam felizs e saibam que podem atingir o sucesso.

    Nós vibramos com cada conquista, com cada passinho, com cada sorriso, amamos o Afonsinho de forma incondicional e sabemos que ele se sente uma criança amada e muito feliz.

    Muitos beijinhos e um muito especial para a princesa colorido com todas as cores do arco-iris

    Dina

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  2. Olha, meninas, sou mãe do Heitor que é prematuro de 25 semanas e tem 1 aninho, ele é bem pequeno para sua idade , pesa 6kg mas nasceu com 730gr, portanto...concordam que ele está enorme?!rsrs, Usa traqueo(vide comentário no post sobre aspiração) e vivo escutando "coitadinho", isso realmente incomoda, os olhares não, mas essa dó que sentem quando digo que ele já tem um ano é terrível. Nós que somos mães de crianças tão especiais e os conhecemos como guerreiros e vencedores não vamos aceitar isso nunca, nem devemos. Vamos lutar sempre para que eles tenham uma vida cada vez melhor, não é mesmo? Pode parecer rebeldia mas não é, apenas acho que essas crianças são muito mais fortes que as outras portanto não devem ser chamadas de coitadinhas...sua bebê é muito fofa, Flávia. está de parabéns. Abraços.

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